Cirurgia plástica

O que é cirurgia plástica?

Cirurgia Plástica é uma especialidade médica que tem por finalidade a reconstituição de alguma parte do corpo humano. Através da retirada ou transferência de tecidos entre diferentes regiões é possível se reconstruir anatomia e função de algum local acometido por deformidades congênitas ou adquiridas.  Ela pode ser dividida em dois tipos de acordo com o seu objetivo:

Cirurgia Plástica Reparadora X Estética

A primeira é a Cirurgia Plástica Reparadora. Esta tem como objetivo corrigir alterações anatômicas decorrentes de síndromes congênitas, feridas causadas por acidentes traumáticos, queimaduras e reparação de defeitos oriundos, por exemplo, da retirada de tumores malignos.

Já a Cirurgia Plástica Estética é aquela voltada para a melhoria de condições que de alguma forma trazem sofrimento psicológico aos pacientes. Com ela obtém-se melhora da aparência, auto-estima e, sobretudo, qualidade de vida.

Estas divisões são apenas didáticas. Na prática, os conceitos de reparação e estética são sempre levados em consideração ao se realizar todo e qualquer procedimento cirúrgico. Intenciona-se que a região operada preserve o seu funcionamento e, na medida do possível, sua naturalidade e beleza.

Quando realizar uma cirurgia plástica?

Submeter-se a uma cirurgia plástica envolve muitas escolhas. O ponto de partida mais importante é a percepção pelo paciente do seu problema. Isso é crucial. É preciso que se tenha alguma queixa objetiva, saber o que realmente o incomoda, o que gostaria de melhorar no seu corpo e, a partir disso, procurar algum profissional que o possa ajudar.

Porém, como saber escolher este profissional? Isso nem sempre é uma tarefa fácil. Por vezes nos deparamos com algum problema e não sabemos quem procurar. Quando não se tem a referência de algum médico próximo e de confiança a quem se possa recorrer, aqui vão algumas dicas.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), optar por um médico que seja membro especialista desta entidade traz algumas vantagens. Veja alguns requisitos que devem ser levados em consideração:

  • O cirurgião escolhido deve ter o treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo pelo menos três deles em cirurgia plástica em instituições credenciadas e reconhecidas.
  • Estar treinado para realizar os diversos tipos de cirurgia e saber lidar com suas complicações e intercorrências.
  • Ser ético e seguir os princípios do Código de Ética Médica.
  • Realizar as cirurgia apenas em hospitais com infraestrutura adequada.
  • Ter boa relação médico-paciente e zelar pelo bem estar dos seus pacientes.
cirurgia plástica

Além de se informar sobre a formação acadêmica e certificações do seu médico, uma recomendação simples e direta é procurar as afiliações do cirurgião que pretende escolher.

Certifique-se se é um membro quite com suas obrigações éticas e legais junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Faça a consulta através deste link. Ele deve estar com a inscrição ativa e com a especialidade e área de atuação regulamentadas.

SBCP oferece aos pacientes a possibilidade de conhecer os profissionais qualificados e reconhecidos com título de especialista. Para ter acesso a todas essas informações, basta entrar no site da SBCP. 
Vale ressaltar mais uma vez que a escolha de um cirurgião qualificado é um passo essencial para o êxito da sua cirurgia com segurança.

Considerações antes de escolher uma cirurgia plástica?

Antes de se decidir por uma cirurgia plástica, é fundamental que se tenha em mente que a decisão é pessoal. O desejo de realizar a cirurgia tem que partir do próprio paciente. Durante a consulta, em conjunto com o médico é possível decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. 

Cabe ao cirurgião explicar com detalhe todos os riscos associados à cirurgia. Complicações e intercorrências são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico. Por esse motivo é necessário ter a autorização do paciente por escrito através do Termo de Consentimento Informado e Esclarecido para assegurar um correto entendimento da cirurgia que será submetido com todos os seus riscos.

O paciente deve se sentir livre e estar à vontade para fazer perguntas e tirar as dúvidas. Sentir ansiedade por conta da emoção e do entusiasmo com o novo visual ou mesmo pelo estresse emocional pré-operatório é perfeitamente natural e esperado durante o período que antecede a cirurgia.

Parceria com o cirurgião é essencial

É essencial se estabelecer uma parceria de confiança com o cirurgião, a qual não acaba quando termina a cirurgia. Pelo contrário, é a partir daí que ela mais se intensifica.

As visitas regulares de acompanhamento devem acontecer no pós operatório. As orientações de posicionamento, os cuidados com a cicatriz, a alimentação, os medicamentos em uso, o uso de cintas, talas e o acompanhamento fisioterápico são alguns dos pontos observados nos retornos.

O resultado é dinâmico a curto e longo prazo. Ocorrem mudanças com o passar do tempo e o seu cirurgião precisa acompanhá-las de perto. Por essa razão, as visitas de seguimento da cirurgia são tão importantes.

A cirurgia plástica pode melhorar aspectos do corpo e da vida. Certifique-se de que suas expectativas são realistas e pesquise antes de optar pela cirurgia.

Tire todas as dúvidas e alinhe as expectativas

Durante a consulta, aproveite todo o tempo para obter informações e tirar dúvidas. A lista abaixo serve como um guia:

  •  Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  • Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?
  • Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica você teve?
  • A instalação da sala de procedimento em seu consultório é autorizada pela Vigilância Sanitária?
  • Sou um bom candidato a este procedimento?
  • O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos?
  • Onde e como será realizado o procedimento?
  • Qual técnica cirúrgica é recomendada para o meu caso?
  • Quanto tempo de recuperação posso esperar e que tipo de ajuda vou precisar durante minha recuperação?
  • Quais são os riscos e as complicações associados ao meu procedimento?
  • Como são tratadas as complicações?

Cuidados no pré-operatório da cirurgia plástica

Antes de uma cirurgia é necessária uma investigação médica completa. Parte dela inclui:

  • História médica com levantamento de doenças crônicas, cirurgias prévias e complicações
  • Existência de alergia a medicações e reações prévias a anestesia
  • Medicações de uso regular, vitaminas, suplementos de ervas e outras drogas
  • Hábito de vida como etilismo e tabagismo
  • Levantamento de peso, altura e IMC
  • Uso de anticoncepcionais orais

Além disso, existem recomendações cirúrgicas muito importantes a seguir, tais como:

  • Parar de fumar por pelo menos um mês antes da cirurgia.
  • Suspender certas medicações que poderiam aumentar o risco de sangramento. 
  • Suspender o uso de anticoncepcionais orais pelo risco de trombose.

Cuidados no pós-operatório

É preciso seguir à risca todas as recomendações pós-operatórias passadas pelo seu médico. Isso é fundamental para o sucesso da cirurgia. O resultado final depende não apenas da técnica cirúrgica empregada mas também dos cuidados que o paciente toma com a cirurgia quando chega em casa.

Atente às seguintes recomendações.

  • Seguir as orientações quanto ao repouso e ao posicionamento na cama.
  • Evitar esforço físico ou movimentos bruscos.
  • Usar roupas leves e soltas.
  • Realizar todos os cuidados com o curativo.
  • Usar a malha compressiva quando indicado.
  • Utilizar meia antitrombo.
  • Não esquecer de tomar os medicamentos nos horários corretos, sem atraso.
  • Evitar exposição ao sol.

As cirurgias plásticas estéticas mais realizadas

Quando um paciente decide submeter-se a uma cirurgia plástica estética, ele a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde. Ela é realizada para corrigir uma deformidade adquirida desde o nascimento ou ao longo da vida, por diversos motivos ou fatores.

Conheças as cirurgias plásticas estéticas mais realizadas:

Entre em contato e marque sua consulta:

(31) 9 9510-9439

Centro Técnico:
Rua Grécia, 54 – Eldorado – Contagem – MG