Psicologia

 

psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. O estudo dessa área é multifacetado e inclui sub-campos, como áreas de desenvolvimento humano, esportes, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos.

A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”. Como ela é uma ciência, tenta investigar as causas do comportamento.  Consequentemente, usa procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiados por interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.

Parece impossível estudar a máquina mais complexa da terra, que é a mente humana. Embora não possamos observar diretamente a mente, tudo o que fazemos, pensamos, sentimos e dizemos é determinado pelo funcionamento dela.

Os psicólogos tomam o comportamento humano como dados brutos para testar suas teorias sobre como a mente funciona. Para os pacientes, isso significa compreender quais são os processos mentais que estão desencadeando reações negativas em suas vidas. Assim, é possível trabalhá-las de forma a mudar esses comportamentos por uma mente mais saudável. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, hoje são pouco mais de 310 mil psicólogos no Brasil, sendo que 90% deles são mulheres.

Para que serve a psicologia?

para-que-serve-psicologia

A mente é altamente complexa e as condições relacionadas a ela podem ser difíceis de tratar. Os sinais físicos de alguns problemas de saúde mental podem ser observados, como as placas que se desenvolvem com a doença de Alzheimer. Oposto à isso, muitas teorias da psicologia são baseadas na observação do comportamento humano. 

Um psicólogo clínico irá se encontrar com pacientes e realizar avaliações para descobrir quais são suas preocupações. Assim sendo, observar o que está causando alguma dificuldade, e recomendar ou fornecer tratamento. Por exemplo, através de aconselhamento e psicoterapia. Além disso, psicólogos podem ter outros papéis também.

  • Realizar estudos para aconselhar autoridades de saúde e outros órgãos sobre estratégias sociais.
  • Avaliar crianças que têm dificuldade de aprender na escola.
  • Dar oficinas sobre como prevenir o bullying.
  • Trabalhar com equipes de recrutamento em empresas e muito mais.

Entre os principais objetivos da psicologia estão descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano.

O trabalho dos psicólogos é altamente variado, mas todos compartilham um objetivo primordial. Esse objetivo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. Nossas vidas diárias são profundamente impactadas pela maneira que interpretamos centenas de estímulos (positivos ou negativos) que recebemos todos os dias. Ou seja, a qualidade de vida se dá quando estes estímulos são corretamente absorvidos e significados, de forma a não prejudicar nosso viver.

Em conclusão, os psicólogos são hábeis em entender o papel que esses fatores desempenham na influência da saúde, felicidade e bem-estar geral. Entrar em contato com a psicologia te ajuda a adquirir uma compreensão mais rica das muitas maneiras pelas quais a mente afeta sua própria vida.

Entre em contato e marque sua consulta:

(31) 9 9510-9439

Centro Técnico:
Rua Grécia, 54 – Eldorado – Contagem – MG