Bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez. As substâncias mais utilizadas para este fim são:

  • Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse
  • Ácido Poli-l-lático – Sculptra
  • Policaprolactona – Elansé
  • Fios de PDO

O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas. O Radiesse e o Elansé também podem ter efeito preenchedor.

Mais colágeno na pele significa uma pele mais firme, menos flácida. E essa firmeza melhora o aspecto geral da face de forma muito natural e delicada.

A degradação do colágeno no organismo humano ocorre naturalmente a partir dos 30 anos de idade com perda aproximada de 1% ao ano. Exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição e tabagismo podem acelerar este processo. Os principais sinais clínicos decorrentes deste fenômeno são: flacidez, perda de volume, elasticidade e hidratação natural da pele. A perda óssea que ocorre na face também contribui para um aspecto de envelhecimento mais evidente e pronunciado.

A aplicação de bioestimuladores promovem a formação de novo colágeno proporcionando uma recuperação  da firmeza perdida ao longo dos anos e uma melhora na qualidade da pele.

Dúvidas Frequentes

É uma substância que, ao ser injetada na pele, provoca uma leve ação inflamatória com o objetivo de estimular a produção de colágeno – responsável pela firmeza e sustentação da pele. Logo, ela trata a flacidez dos tecidos e promove o rejuvenescimento da pele.

Dentre as substâncias que podem ser utilizadas, a que vem demonstrando mais eficácia é o ácido poli-L-Láctico. Apesar de ainda novo no Brasil, já é utilizado na Europa para fins cosméticos desde 1999 e nos Estados Unidos para restaurar o volume facial de portadores de HIV desde 2004.

A aplicação é feita da mesma forma que outras substâncias muito conhecidas, como Botox. São utilizadas seringas, que são inseridas na parte do corpo a ser tratada, mediante a aplicação de anestésico tópico de 30 a 60 minutos antes.

Como o bioestimulador de colágeno é biocompatível, reabsorvível e imunologicamente inativo, não gera qualquer tipo de reação alérgica ao paciente. Isso significa que, quando aplicado, será absorvido sem causar riscos à saúde.

A melhora da aparência da pele fica evidente a partir da segunda sessão e o colágeno produzido através do procedimento segue ativo por até 2 anos. Além disso, os resultados são naturais e não deixam qualquer tipo de machucado na pele ou provocam alteração no organismo.

  • O que Bioestimulador de colágeno?

Os Bioestimuladores de Colágeno são substâncias aplicadas na face para estimular a produção de novas fibras de colágeno. Desta forma, auxiliam na melhora do aspecto da face, minimizando os sinais do tempo, atenuando a flacidez e proporcionando uma pele mais uniforme.