Microagulhamento
Microagulhamento e seus benefícios pode ser feito e sentido tanto no rosto quanto no corpo. A técnica consiste em provocar inúmeras microperfurações através de microagulhas. O resultado do microagulhamento e seus benefícios está relacionado a uma resposta das células produtoras de colágeno. Para cicatrizar essas microlesões as células começam um processo antiinflamatório e uma produção natural de colágeno. Além disso, os microcanais produzidos, servem para nutrir a pele com ativos diversos que potencializam os efeitos do tratamento. É o chamado “drug delivery”, que facilita uma maior absorção desses ativos pelas camadas mais profundas da derme.
TIPOS DE MICROAGULHAMENTO E SEUS BENEFÍCIOS:
EXISTEM 2 TIPOS DE TÉCNICAS:
1 – Através de um aparelho cilíndrico com um disco contendo inúmeras microagulhas estéreis de aço inoxidável em uma estrutura de rolamento. Existem rolos que variam na quantidade de agulhas. O modelo depende do foco e intensidade que o tratamento necessita. O comprimento das agulhas varia de 0,5 a 3,0 milímetros.
2 – Através de uma caneta elétrica com microagulhas fixadas em sua ponteira. Uma das vantagens da caneta é que ela provoca um número bem maior de perfurações, o que propicia resultados mais satisfatórios. Outra vantagem é que o aparelho permite variar o comprimento da agulha de acordo com a região a ser tratada enquanto está acontecendo a sessão.
O MICROAGULHAMENTO E SEUS BENEFÍCIOS SÃO:
- Redução de rugas e flacidez
- Melhora das cicatrizes de acne
- Clareamento de melasma
- Tratamento de calvície
- Tratamento de estrias
- Diminuição de olheiras
- Redução de quelóides
A SEGUIR VAMOS EXPLICAR COMO FUNCIONA O MICROAGULHAMENTO E SEUS BENEFÍCIOS PARA CADA FINALIDADE:
MICROAGULHAMENTO PARA RUGAS E FLACIDEZ:
O microagulhamento e seus benefícios tem como princípio o estímulo do colágeno. No caso das rugas e da flacidez, esse estímulo provoca um enrijecimento e espessamento da derme, combatendo a flacidez e reduzindo as rugas. Outro benefício do microagulhamento na superfície da pele é a diminuição dos poros dilatados.
No microagulhamento para rugas pode ser utilizado uma combinação de procedimentos bastante eficiente. Primeiro pode-se fazer uma aplicação de fenol, que é um peeling de efeito médio, e logo depois o microagulhamento.
O drug delivery utilizado nos casos de flacidez e rugas são substâncias à base de fatores de crescimento, antioxidantes, vitamina C, retinoides. Um conjunto de produtos com nanotecnologia que permite difusão e penetração maior e menos efeitos colaterais.
MICROAGULHAMENTO PARA CICATRIZES DE ACNE
O microagulhamento para cicatrizes de acne é o mais forte e agressivo. As agulhas utilizadas são de 2,5 mm e é necessário o uso de anestesia injetável. No pós-procedimento a vermelhidão é bastante acentuada. Pode ocorrer um certo sangramento. Com a produção intensa do colágeno, a pele da região das cicatrizes fica mais grossa e as depressões da pele diminuem.
O procedimento de microagulhamento para cicatrizes de acne pode ser complementado com outras técnicas. Entre elas, a subincisão e o preenchimento com ácido hialurônico. A depender do tipo da cicatriz.